- Área: 152600 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Arch-Exist Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no distrito de West Lake, em Wuhan, ao longo da Avenida Lin Konggang, este projeto integra diversas funções em um modelo de "seis pavilhões e um centro," incluindo teatro, museu, biblioteca e centro de serviços de arquivo. Com uma área total construída de 152.600 m², índice de aproveitamento de 0,62 e 30% de área verde, o espaço também oferece 1.537 vagas de estacionamento para veículos. Guiado pelo conceito de assentamento ecológico, o projeto incorpora estratégias de construção sustentável para criar um ambiente funcional e visualmente impactante.
O projeto rompe com a ideia tradicional de um edifício único e adota um layout onde os edifícios circundam o "Jardim Urbano". Os espaços públicos entre o auditório, a sala de palestras e as áreas de exposições temporárias de cada pavilhão são abertos e compartilhados, melhorando a qualidade do ambiente e reduzindo os custos de manutenção. Essa configuração promove um modelo de operação aberto, integrado e voltado para a comunidade. O "Jardim Urbano" conecta o conceito de assentamento ecológico a elementos culturais, como cinemas, escritórios criativos e exposições de treinamento, enquanto se integra à faixa verde urbana ao norte e ao parque a oeste. Juntos, esses elementos formam uma rede verde coesa e criam um vibrante "Living Room Público" para a cidade.
O projeto aproveita ao máximo o design sustentável passivo. Cada pavilhão é disposto em torno do "Jardim Urbano" central, favorecendo a iluminação e a ventilação naturais. Além disso, os espaços diversificados sob os corredores contribuem para a redução do consumo de energia, promovendo a proteção ambiental, a economia de recursos e a redução de emissões, em perfeita harmonia com a natureza.
Desde o início, a equipe de projeto coordenou de forma integrada o planejamento regional, a arquitetura, o paisagismo, o design de interiores, a iluminação, a decoração e o sistema visual, assegurando a harmonia e a coerência do projeto como um todo. A estrutura arquitetônica adota colunas suspensas com treliças de aço em balanço, atendendo às exigências de edifícios altos fora dos padrões convencionais e mantendo a coerência entre a estética externa e o espaço interno. Com o uso de tecnologia avançada de BIM, a equipe garantiu uma colaboração eficiente entre arquitetura, estrutura e sistemas MEP, assegurando a entrega de um projeto de alta qualidade.
Em termos de benefícios sociais, o projeto se tornou um marco popular em Wuhan, atraindo muitos jovens e elevando o nível cultural da cidade. Ele também impulsionou o desenvolvimento econômico das áreas ao redor, estimulou a prosperidade da indústria cultural e criativa e contribuiu para o crescimento econômico de Wuhan. Com seu design de alta qualidade e controle eficiente de todo o sistema, o Centro Cultural East&West Lake de Wuhan se firmou como um novo ícone cultural da cidade.